Construções tomadas pela natureza selvagem, figuras humanóides que se mesclam com a vegetação abundante fluindo e transpassando os planos, rompendo superfícies. Uma espécie de simbiose surge entre essas duas forças incontíveis e desconfortáveis em espaços reduzidos. Edificações frias e fora de escala subvertem a noção de proporcionalidade, adequação e conforto, rompendo com o papel de abrigo pressuposto da arquitetura. É criada uma tensão, tudo parece não dialogar, caber, conter ou ter função. A ausência de cores marca os trabalhos, a combinação de branco e negro domina o espaço e ganha formas, volumes e texturas. 

A princípio tudo aparenta uma certa distância da realidade, porém não se demora a perceber o quanto o artista está atento e crítico a ela, seja através de metáforas, símbolos ou referências iconográficas. Davi mergulha novamente na dicotomia das relações interpessoais, agravadas agora pela dualidade e a polarização presentes cada vez mais no nosso cotidiano. Ao mesmo tempo em que chama para a discussão através de imagens provocativas, cria paralelamente cenários e cenas que parecem sugerir a fuga para um ambiente lisérgico, subconsciente e fantástico, como uma espécie de pausa ou distância necessária do objeto de pesquisa.


Programa Conexão Bahia, Rede Bahia. 
Exibido em 02 de dezembro de 2017.
Todos os direitos reservados a TV Bahia, REDE BAHIA®.
Investigador das relações interpessoais, Davi Caramelo tem, desde sua primeira exposição individual, em 2011, recorrido a antítese entre estruturas rígidas e organismos fluidos para propor uma jornada metafórica entre o mundo racional e o emocional. Inclusive tecnicamente, quando propunha composições em que a arquitetura dos recortes confrontava a expansividade da aquarela, alegorias e referências se encontravam para discorrer sobre o embate contínuo de coexistir.

Sua pesquisa verteu-se pelas palavras, em busca de mais poesia, mas agora, em tempos de polarização, política e social, Davi investe em uma abordagem mais direta. Estão ali, por exemplo, a natureza impetuosa que não pode ser contida, que brota sem controle e revela aspectos íntimos de cada um de nós; e os construtos, as casas, caixas e máscaras que criamos a nossa volta, para tornar possível estar no mundo em companhia.

Em um universo em preto e branco, onde o olho é obrigado a definir cada forma e textura, ou é isso ou aquilo, ele nos convida a alterar nossa percepção e consciência, mesmo que temporariamente.

Larissa Martina  
Galerista e Curadora

"Em um universo em preto e branco, onde o olho é obrigado a definir cada forma e textura, ou é isso ou aquilo, ele nos convida a alterar nossa percepção e consciência, mesmo que temporariamente."

Larissa Martina  
Galerista e Curadora

Mostra "Psicoativas" de Davi Caramelo
Período da Mostra: 25 de outubro a 9 de dezembro 2017.
Local: Galeria RV Cultura e Arte, Salvador, Bahia, Brasil.
Fotos: Zeza Maria
Apoio: Maria Eme Bê e DJ Camilo Fróes.


You may also like

Back to Top